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Marketing de Influência e Assessoria de Imprensa na Moda: Uma Combinação Vencedora para a Marca

Sumário

O marketing de influência e a assessoria de imprensa são ferramentas poderosas para impulsionar o crescimento de uma marca de moda. A Sou de Algodão, por exemplo, utilizou essas estratégias de forma inovadora para fortalecer sua presença no mercado e conectar-se com seu público-alvo. Neste artigo, vamos explorar as ações específicas que a marca realizou, desde o desenvolvimento de press kits personalizados até a criação de parcerias com influenciadores digitais. Descubra como você também pode aplicar essas estratégias em seu negócio.

 

O assessor de RP desenvolve ações estratégicas tanto de envio de press kit quanto de empréstimo de looks do acervo Sou de Algodão. Ambos contribuem para fortalecer o algodão brasileiro ampliando a visibilidade e parceiros do cliente.

 

Vai muito de acordo com alguma data comemorativa, por exemplo o Dia Mundial do Algodão, ou como lembrança de um encontro de relacionamento. Depende muito da expectativa e do alinhamento com o cliente. 

 

Os kits normalmente são pensados muito de acordo com a ocasião, por exemplo, na edição do SPFW N56 enviamos para alguns convidados o livro de fotografia Ouro Azul do Paulo Martinez e do Bob Wolfensou que traz como protagonista o jeans. Tema abordado no desfile que celebrou seus 150 anos.

 

A assessoria atua como uma ponte entre stylists, produtores de moda e influenciadores oferecendo e divulgando o acervo com mais de 200 looks de estilistas como Meninos Rei, Az Marias, Thear, Rober Dognani, Mauricio Duarte, entre outros. 

 

Aqui se construí um fluxo de empréstimos de roupas a fim de potencializar o uso da fibra natural. Em troca do look contamos com marcação de créditos, e assim já vestimos celebridades como Letícia Colin, Larissa Luz, Cleo Pires, Linn da Quebra, Xamã, Fê Paes Leme, Ana Hikari, Lívian Aragão e influenciadores como Nah Cardoso, já estivemos em editoriais de moda como da Revista Manequim e Top View. 

 

Os looks do acervo já apareceram em shows, programas de TV como “Saia Justa” e “Quem Não Pode Se Sacode”, clipe de música e filmes como Evidências do Amor.

Antes de entendermos as formas que um assessor pode trabalhar dentro do mercado da moda, temos que entender as diferenças entre o que um jornalista de moda faz e o que um assessor de imprensa faz. 

 

Um jornalista de moda pode trabalhar tanto em um veículo específico, ocupando diversos cargos dentro da redação, quanto de forma independente, escrevendo para mais de um veículo ou no próprio site e redes sociais. Eles utilizam pautas próprias, buscando a marca ou estilista para uma entrevista e a partir disso preparam o texto, ou com a ajuda da assessoria de imprensa, que pode disponibilizar o texto pronto. Além disso, são responsáveis pela cobertura de eventos na área da moda. No entanto, é muito comum a cobertura de eventos que são importantes como um todo e chamam a atenção da sociedade, mas sempre vão olhar e falar sobre a importância da moda dentro dele.

 

Por outro lado, um assessor de moda trabalha para marcas ou profissionais da área, sendo responsável pela criação de pautas e conteúdos, organização de eventos, e pelo relacionamento com jornalistas.

Um assessor de imprensa que trabalha com moda precisa estar sempre atento e fazer uma leitura de mídia constante, para selecionar bem os jornalistas, já que a rotatividade dentro de uma redação é muito grande. Geralmente, esses profissionais sempre vão trabalhar dentro da moda, mas mudam os veículos com bastante frequência e, até mesmo, começam a trabalhar de forma independente. 

 

Uma boa estratégia para se aproximar dos principais jornalistas para o cliente é fazendo um encontro de relacionamento. De forma presencial ou online, com ou sem o cliente, o encontro não garante publicação, mas é uma excelente forma para o jornalista entender melhor sobre a marca ou estilista, além de passar informações sobre como funciona o veículo, a escala da redação, o tipo de publicação que fazem e o público alvo. Assim, ficando cada vez mais próximo do profissional, o contato se torna mais fácil para futuras pautas. 

 

Para manter esse contato, convites para desfiles e eventos voltados para a imprensa devem sempre serem feitos, além do contato constante por WhatsApp e telefone. Press kits são boas opções também. 

 

Ponto de atenção: sempre ficar de olho em semanas de moda internacionais, nacionais e eventos de outras marcas, porque são nessas épocas que as agendas ficam mais cheias, impossibilitando o retorno e participação em eventos do seu cliente, por exemplo. 

 

O perfil do profissional de moda: eles são vários! Dentro de um mesmo veículo, temos os diretores, editores, editores-assistentes e repórteres, que cuidam principalmente dos processos da redação e das pautas. Já os stylists e produtores são as pessoas que procuramos quando queremos falar sobre editoriais, capas e looks exclusivos para eventos e ações.

Sou de Algodão é um movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.

 

Agora que o cliente foi contextualizado, fica mais fácil de entender o nosso mailing. Temos e fortalecemos, constantemente, o contato com jornalistas de moda, agro e sustentabilidade, que cobrem os assuntos que Sou de Algodão trabalha. 

 

Para o mailing de moda, com o cliente, buscamos trabalhar com pautas que falam sobre as tendências e novidades do momento (como esse material é feito será descrito mais pra frente), mercado da moda e eventos que Sou de Algodão marca presença e organiza, sempre enviando o release e o convite para que o jornalista participe. 

 

E como pesquisamos sobre as tendências durante a produção de pauta? Resumidamente, seguimos os principais veículos de comunicação, formadores de opinião, jornalistas e especialistas em moda em todas as redes sociais. As tendências costumam vir da Europa, então é extremamente importante seguir as produtoras de conteúdo de moda deste continente para entender o que está rolando e como tal tendência vai ser recebida e desenvolvida aqui no Brasil. 


Outra forma muito legal de desenvolver as nossas ideias e criatividade para as pautas é consumir outros tipos de conteúdo de moda, como os documentários e séries. Alguns famosos, como The September Issue, Next in Fashion e High & Low, podem nos dar bons insights sobre o tema, e nos ajudar a elaborar novas discussões.

Por fim, uma parte super importante do nosso trabalho, que engloba tanto o marketing de influência quanto a assessoria de imprensa, é a organização e gestão de eventos.

 

Com o cliente Sou de Algodão, temos diversas ações e ocasiões ao longo do ano. A Cotton Trip é a nossa famosa press trip, que reúne jornalistas de moda, agro, sustentabilidade e tecnologia, e stylists em uma viagem especial a uma fazenda de algodão. Por lá, eles conhecem todo o processo produtivo do algodão responsável, unindo todos os elos da cadeia. 

 

Além de palestras que apresentam o movimento e a sua importância em universidades parceiras de todo o país, marcamos presença na maior semana de moda da América Latina todos os anos, o São Paulo Fashion Week. Outra parceria muito legal é com a Casa de Criadores, o maior evento de moda autoral do Brasil. Com eles, formulamos o Desafio – que este ano está em sua 3ª edição -, que tem como propósito revelar um novo nome da moda autoral nacional por meio de um concurso entre estudantes de moda de instituições de todas as regiões.

 

Nossa função em todos esses eventos é discutir e montar a melhor estratégia a fim de atingir o maior número possível de veículos noticiosos, sejam eles de Moda, Comportamento, Agro ou Negócios. Nos reunimos com antecedência para montar o mailing de convidados, e, a partir disso, começamos o envio de convites para imprensa e influenciadores, produzimos press releases sobre a ação, e no dia, acompanhamos o evento de perto. No local, ficamos responsáveis pela recepção de convidados, por conduzir entrevistas e ajudar no que mais for necessário. Após os eventos, nos ocupamos com os relatórios de resultados e com a clipagem de conteúdo nas redes sociais e nos veículos.

Para trabalhar com o mailing de moda é necessário relacionamento. Caso seja uma marca nova ou de pouca relevância no mercado, é com esse tipo de trabalho que se conquista a atenção dos jornalistas de moda. Encontros, mensagens constantes sobre as novidades dos clientes, envio de pautas de tendências, presença em eventos e envio de press kits são ótimas maneiras para estreitar esse contato. 

 

Sobre as pautas, a moda também costuma trabalhar com o factual: o que está em alta no momento, como podemos aplicar a tendência com o produto do cliente, semanas de moda, eventos, novidades e movimentações do mercado são ótimos exemplos para se trabalhar. 

 

No mais, estar de olho em novos nomes da moda e em formadores de opinião, consumir muitas notícias sobre o mercado e conhecer muito bem o veículo e a imprensa são dicas valiosas para um trabalho de sucesso com a moda.

Colaboração: Ariane Roque, Carolina Felski e Mariana Torelli

Estilista: Heloísa Faria

Foto: Sou de Algodão/Agência Fotosite

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